História da Escalada: Conheça 5 Curiosidades

escalada outdoor

Contar a história da escalada não é uma tarefa simples. Isso porque a palavra “escalada” popularizou-se muito, a ponto de englobar o montanhismo (ou alpinismo), o esporte que lhe deu origem. Há quem considere que, ao subir um morro por meio de uma trilha, “escalou” uma montanha, o que poderia ser considerado uma verdadeira heresia por escaladores profissionais.

Então, vamos trabalhar com a definição de escalada como subir uma parede vertical, que podem ser blocos (boulders), falésias, ou ainda, paredões de rocha, gelo ou montanhas.

Dito isso, a história da escalada já é repleta de fatos interessantes e curiosidades que ajudam a criar lendas sobre o esporte e seus praticantes. Neste post, você vai poder conhecer cinco dessas histórias. Continue a leitura e confira!

1. Uma história da escalada

Mont Blanc
A escalada surgiu como uma consequência natural de seu irmão mais velho, o montanhismo ou alpinismo, que tem seu marco inicial em 1786, com a conquista do Mont Blanc, na França. Poucas décadas depois, no início do século XIX, já havia esportistas se dedicando a escalada de paredões na cidade de Dresden, na Alemanha, e no Lake District, na Inglaterra.

Nesse momento, a escalada era entendida como uma espécie de treino para o montanhismo, visando melhorar a forma física e o preparo para as dificuldades enfrentadas ao subir uma montanha. Com o tempo, foram criadas técnicas, equipamentos e competições específicas para escalada, consolidando sua autonomia como esporte.

2. O brilho olímpico

O ponto mais alto dessa trajetória da escalada em busca da autonomia foi durante os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, quando ela entrou como uma das modalidades de demonstração.

O primeiro campeonato da modalidade em parede natural já havia ocorrido sete anos antes, em 1985. Dois anos depois, foi a vez do primeiro campeonato em parede artificial, isto é, indoor, o tema da nossa próxima curiosidade.

3. O surgimento da escalada indoor

Escalada indoor
A prática da escalada indoor começou na década de 1970 e se originou de uma ideia nada convencional de um alpinista ucraniano. Preso em casa por um rigoroso inverno, ele passou a prender pedras em uma das paredes de sua casa.

Essas pedras transformaram-se em um paredão artificial, no qual ele poderia treinar suas técnicas para subir montanhas. Com a “técnica” passando a ser imitada por vários vizinhos, surgiu uma nova modalidade.

Hoje em dia, a escalada indoor pode ser praticada com segurança em qualquer grande cidade do mundo, em paredes disponíveis em academias e clubes.

4. O aparecimento das diferentes modalidades

Não demorou muito para que surgissem subdivisões no universo dos escaladores. A mais visível, já tratada acima, foi entre as escaladas indoor (em ginásios, academias e clubes) e outdoor (em paredões de pedra ao ar livre).

Mas as variações não param por aí. Com o tempo, surgiram conceitos como a escalada boulder (bloco), que consiste em usar a força física e a capacidade de explosão muscular para subir uma rocha ou um muro de treino. Termos como escalada esportiva, artificial, tradicional, bigwall, de falésia, entre outros, passaram a fazer parte do universo dos escaladores.

5. Os melhores escaladores do mundo

Ao longo dos anos, escaladores do mundo inteiro se revezavam na tentativa de alcançar o maior feito da modalidade. Eles partiram em busca dos paredões mais extensos e mais difíceis de escalar ao redor do mundo.

Peter Croft
O pioneiro dessa corrida foi Peter Croft, que escalou sem cordas a parede conhecida como Astroman, no Yosemite, parque natural localizado na Califórnia. Nessa escalada, considerada um dos maiores feitos de todos os tempos, Croft superou os 500 metros de altura do paredão, a alta complexidade do percurso e a exposição a graves perigos. Para a Revista Climbing, a dificuldade desse feito nunca foi superada.

Alex Honnold
Mais recentemente, no começo de 2017, o escalador Alex Honnold também entrou para o olimpo da modalidade. Ele escalou, sem nenhum equipamento de segurança, o El Captain, também no parque do Yosemite, uma das rochas mais difíceis do mundo e que mede 914 metros de altura.

Se você gostou de saber mais sobre a história da escalada e as curiosidades que a cercam, compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais. Eles também curtirão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *