Ironman triathlon: você sabe o que é?

Ironman triathlon

Descobrir novas modalidades e conhecer a história delas é sempre um momento fascinante. Por isso, fazemos questão de lhe apresentar o Ironman Triathlon. Criado por militares norte-americanos no final dos anos 70, ele reúne natação, corrida e ciclismo.

Ficou interessado? Saiba mais sobre esse esporte!

Histórico

A história do Ironman Triathlon remete ao ano de 1977, quando John Collins, então comandante da marinha americana, e várias outras pessoas estavam com uma questão em suas mentes: qual tipo de atleta estava em melhor condição? Os nadadores, os ciclistas ou os corredores?

Collins e companhia concordaram em combinar essas três modalidades para formar apenas uma e descobrir quem era o atleta mais resistente, o “Homem de Ferro”. Surgiu, então, o Ironman Triathlon.

No dia 18 de fevereiro de 1978, no Havaí, ocorreu a primeira prova. Cerca de quinze competidores disputaram a travessia do Waikiki, a volta ciclística da ilha de Oahu e a maratona de Honolulu, tudo em sequência, para saber quem era o primeiro Homem de Ferro! O campeão foi o americano Gordon Haller.

A prova começa às 7 da manhã e termina à meia-noite. Os atletas precisam percorrer:

  • 2,4 milhas nadando (cerca de 4 km);
  • 112 milhas de bicicleta (181 km);
  • 26,2 milhas correndo (42 km), o mesmo que uma maratona.

Próximas competições

As próximas cinco etapas do Ironman Triathlon são:

  • o Campeonato Africano, na Baía Nelson Mandela, África do Sul;
  • o Campeonato Norte-Americano, na região de The Woodlands, Texas;
  • o Campeonato da Oceania, na cidade de Port Macquarie, na Austrália;
  • um torneio em Lanzarote, na Espanha;
  • e, por fim, o Campeonato Sul-Americano, em Florianópolis.

O site oficial da competição considera a capital catarinense um dos principais “santuários” para esportes, vida natural e turismo no mundo inteiro. Além disso, um fator que também atraiu os organizadores e atletas do planeta para Floripa é o clima temperado da cidade.

Como participar

Para participar do Ironman Triathlon, é preciso mais do que se inscrever e se programar para as viagens. Antes de tudo, vem uma ótima preparação física, que vamos explicar mais adiante.

Na parte burocrática, basta se inscrever no site oficial e acompanhar as dicas que eles dão aos novatos na competição.

Depois de se inscrever e se preparar, é hora de se programar para as viagens. É importante saber como se planejar e o que levar para a viagem, garantindo conforto e segurança.

Dicas de preparação

A palavra que define o Ironman Triathlon é sobrevivência. Por isso, uma boa preparação pode levar cerca de quatro meses. Nos primeiros trinta dias, o atleta deve fortalecer a sua resistência, trabalhando diversas técnicas, principalmente de natação, que é a primeira prova.

No segundo mês, foque em um aspecto de cada prova, sempre observando como vai o estado de seu corpo. Lembre-se de apenas treinar: nada de participar de competições, que exigem ainda mais de você. Saúde em primeiro lugar!

No terceiro mês, seu corpo já está mais resistente e já aguenta mais tempo de treinamento durante a semana. Nesta fase, o atleta pode até diminuir a intensidade da preparação.

Por fim, no quarto mês, é chegada a hora de aprimorar cada vez mais as suas técnicas. Nessa fase de preparação, o atleta conhece melhor seus limites e qualidades, além de estar ainda mais focado em manter o seu corpo saudável para fazer uma boa prova.

Uma dica valiosa é sempre contar bons equipamentos, como camisetas e calças esportivas específicas para o Ironman Triathlon.

Se você quiser conhecer outros esportes e ficar por dentro de nossas dicas, curta a nossa página no Facebook! Não se esqueça de clicar para vê-la primeiro em seu feed. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *