Roupas de Fleece, Proteção Para o Frio na Montanha e na Cidade.

Microfllece Solo

O tecido Fleece foi desenvolvido para confeccionar roupas que oferecem conforto térmico, com alta performance. Trata-se de um tecido funcional que substitui a lã convencional e o algodão. A Solo oferece roupas de Fleece para uso em ambientes de frio moderado e até mesmo para o frio mais intenso

Roupas para frio e a origem do Fleece

Ao longo da história da humanidade, as roupas tiveram a essencial função de proteger as pessoas em ambientes de baixa temperatura. Primeiramente os caçadores coletores utilizavam as peles dos animais para se protegerem do frio, depois as primeiras civilizações desenvolveram técnicas, como os teares, para confeccionar tecidos com a lã de animais. Com o passar dos anos, o desenvolvimento de cultivos e o surgimento da indústria fizeram com que as roupas ganhassem novas matéria-primas.

Porém, as fibras naturais, diferente das fibras sintéticas, costumam apresentar um problema. Elas absorvem umidade para dentro da trama do tecido, deixando a roupa molhada, pesada e desconfortável. O tempo de secagem das fibras naturais também é muito longo.

Com o intuito de buscar soluções para os problemas das fibras naturais, a empresa norte-americana Polartec, desenvolveu novas tecnologias na confecção de tecidos. Na década de 1980 a empresa lançou o tecido Fleece. Este novo tecido composto de 100% poliéster ofereceu uma revolucionária forma das roupas propiciarem conforto térmico em ambientes frios. O Fleece é extremamente leve, maleável, respirável e com uma incrível capacidade de compactação.

Polartec Solo

Hoje os tecidos Fleece da Polartec estão presentes nas principais marcas de vestuário do mundo. A Solo é a única empresa brasileira que produz roupas com tecidos Polartec e as roupas ainda são produzidas aqui no Brasil.

Vestindo uma roupa de Fleece

O tecido Fleece foi desenvolvido para os praticantes de atividades ao ar livre, como os esportes de montanha, que muitas vezes passam por situações extremas de frio.  Mas com o tempo o Fleece se demostrou ideal para qualquer situação e para qualquer lugar. Desceu da montanha e invadiu o meio urbano vestindo com estilo e tecnologia.

Praticamente existem 4 tipos de gramaturas de tecidos de Fleece, da mais fina para frio moderado até as gramaturas mais grossas para frio extremo. É importante observar estas opções e as situações de frio que poderá enfrentar. Mas lembramos que o Fleece não é a única peça de roupa que lhe protegerá do frio e das demais condições climáticas. Se estiver exposto ao vento ou chuva é necessário uma jaqueta protetora (camada Shell) para vestir por cima do Fleece. E se a atividade for muito intensa é indicado vestir primeiramente um Base-Layer (segunda pele), que manterá a pela seca, gerenciando a umidade da transpiração. Assim seguimos o conceito de Sistema de Camadas muito abordado dentro do vestuário outdoor. O Fleece compõe o sistema com a camada intermediária, com função de isolamento térmico.

Tempest: Jaqueta protetora

Quais são as funções do tecido Fleece?

O tecido Fleece apresenta um toque macio e “aveludado” e tem a grande capacidade de armazenar o calor gerado pelo corpo dentro da roupa. O ar quente circula por dentro das tramas do tecido que assim distribui o calor em igual pelo corpo.

Além de reter calor, o tecido não absorve a umidade gerada pela transpiração para dentro da fibra do Fleece. Muito pelo contrário, toda a umidade é transferida para o lado externo do tecido, mantendo a pele seca e oferecendo melhor sensação de conforto.

Mas o que acontece se formos pegos de surpresa por uma chuva e o tecido acabe se molhando de verdade? Não é um grande problema como seria para uma roupa de lã ou algodão. O Fleece tem a capacidade de secar rapidamente, sendo assim ideal para atividades outdoor, intensas e radicais, quando a roupa é essencial para a sobrevivência. Ou simplesmente para aqueles dias que o clima muda sem você estar preparado.

Da mesma forma que o tecido tem espaço em sua trama para armazenar calor, este mesmo espaço pode ser compactado. Com o mínimo volume e peso, a roupa de Fleece é muito prática para guardar na mochila do dia-a-dia por exemplo.

A capacidade de secagem rápida, junto a praticidade de lavar e a falta da necessidade de passar a ferro, torna o Fleece um tecido com conceito Easy Care (fácil cuidado). Este conceito tornam o dia-a-dia muito mais prático, principalmente se você está em uma viagem.

O tecido ainda tem a característica Anti Peeling. Resistente contra a formação das ditas (ou malditas!) “bolinhas” no tecido, que em muitos tecidos são provocadas devido ao atrito ou a lavagem da roupa.

Roupas de Fleece da Solo

A Solo oferece ao seu público duas linhas de roupas com tecido Fleece:

A linha Microfleece que é composta de Blusa, Jaqueta, Calça, Gorro, Cachecol e Headband é ideal para ambientes de frio moderado e atividades físicas de alta intensidade. O Microfleece é super eficiente no gerenciamento de umidade e no conforto térmico com muita leveza e estilo. A linha tem modelos para adultos e para as crianças de 6 a 12 anos.

Já para os ambientes de extremo frio a Solo recomenda a Linha Meridium, que é composta de Jaqueta e Gorro. A linha Meridium é confeccionada com o tecido Thermal Pro da Polartec, que tem gramatura mais espessa. Este Fleece da Polartec oferece um incrível conforto térmico com extrema leveza para os ambientes de frio intenso. O tecido Thermal Pro ainda apresenta um tratamento no lado externo que repele a água, oferece proteção contra a umidade de um sereno, de um nevoeiro ou até mesmo de gotículas d’água.

Microfleece

Meridium

O design desenvolvido pela Solo e o revolucionário tecido Fleece oferecem roupas leves, confortáveis nas situações de frio e permitem total liberdade de movimentos de quem as veste.

Vestir Fleece Solo é ter conforto no dia-a-dia, proteção nas atividades físicas outdoor e muita praticidade para uma viagem.

One thought on “Roupas de Fleece, Proteção Para o Frio na Montanha e na Cidade.

  1. Mariangela Mesquita Ribeiro says:

    Por favor, mandem-me um relação dos preços. Roupas femininas. Calças, blusas, frio moderado.Tamanho M. Já tive algumas peças ( meus filhos usavam e deixaram perder nas competições esportivas).
    Restam duas calças pretas. Uma uso em casa e a outra para sair. Melhores? Impossível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *