Saúde em Foco: Como Manter Equilíbrio Entre Trabalho e Vida Pessoal?

Saúde em Foco: Como Manter Equilíbrio Entre Trabalho e Vida Pessoal?

O trabalho é uma parte importantíssima de nossas vidas. Estima-se que pelo menos metade de toda a nossa vida seja dedicada a ele. E não é para menos: muita coisa que acontece ou deixa de acontecer sofre a influência de nosso trabalho e de nossa dedicação a ele.

Sem um ofício para desempenhar, uma boa parte de nossas vidas não faria sentido. Imagine só ter 24 horas por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mês e 365 dias por ano sem qualquer tipo de trabalho. Em algum momento, você certamente se cansaria disso por ter tempo livre demais.

Por outro lado, trabalhar demais e esquecer da vida pessoal, esquecer de relaxar, de cuidar de si mesmo e fazer aquilo que gosta de fazer também é desgastante e pode lhe fazer muito mal. Por isso, o ideal é ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Mas como encontrar esse equilíbrio em um mundo onde os profissionais são cada vez mais cobrados e pressionados a entregar resultados constantes? Continue a sua leitura e confira nossas dicas!

Aproveite os finais de semana

Muitas vezes, vemos profissionais que, mesmo depois de uma semana cheia de trabalho e muitas horas extras, ainda trabalham no final de semana. É perfeitamente normal precisar (ou querer) manter o ritmo de produção, mas sustentar esse hábito pode trazer sérios problemas de saúde e disposição a longo prazo.

Deixe as questões do trabalho de lado e use seus finais de semana para você. Lembre-se de que você trabalhou a semana toda, deu o seu melhor e merece esse tempo para se divertir, passear com a família ou mesmo para descansar.

O mesmo vale para quando você chega em casa no final do expediente. Sempre recomendam não levar problemas de casa para o trabalho, não é mesmo? Sendo assim, também não leve problemas do trabalho para a casa!

Tenha um hobby ou passatempo só seu

Você sabia que Warren Buffett, o grande investidor e acionista americano, toca ukulele em seu tempo livre? Pois bem: ter alguma atividade particular é muito importante para encontrar equilíbrio em nossas vidas.

Toda pessoa deve apostar em praticar algo que goste durante seu tempo livre. Tal costume ajuda a manter sua sanidade e bem-estar pelo decorrer das semanas. Um hobby pode ser algum esporte, passear com o cão, colecionar alguma coisa, fotografar, escrever… Enfim, algo que você realmente goste e se dedique sem pressões externas e focando no prazer resultante.

Tire férias

Tirar férias pode ser um verdadeiro desafio para quem desempenha um papel muito importante dentro de uma organização, é empreendedor ou extremamente dedicado ao trabalho. Porém, tirar férias é um direito seu e você não deve abrir mão dele em detrimento de sua própria saúde.

Mesmo que sejam apenas dez dias, por exemplo, usufrua desse intervalo pelo menos uma vez ao ano. Você poderá usar esse tempo para viajar, conhecer lugares novos, descansar e/ou fazer o que há muito deseja fazer (e até então não tinha tempo para tal). Este é um tempo seu, para você aproveitar!

Reserve um tempo para suas relações

Certamente você deve ter família, amigos e várias pessoas com quem você se importa, não é mesmo? Então procure reservar um tempo em sua rotina para dedicar às suas relações. Afinal, todo relacionamento é uma via de mão dupla e ambos precisam procurar um ao outro.

Não descuide de seus parentes, de seus amigos e de seu parceiro por causa do trabalho. Muitas vezes, um telefonema, algumas mensagens trocadas, uma boa conversa ou uma visita no final de semana já ajudam a cultivar suas relações.

Afaste-se de pessoas que não lhe fazem bem

Existem pessoas que, por algum motivo ou simplesmente por serem assim, trazem negativismo e até acabam nos causando estresses desnecessários. Portanto, seja no trabalho ou em sua vida pessoal, evite essas pessoas.

Além disso, faça o máximo para cultivar relações saudáveis. Tem alguém na sua vida que só sabe lhe criticar e lhe colocar para baixo? Tem alguém que age com inveja para cima de você? Tem alguém que basta uma breve conversa para acabar com seu bom humor? Então se afaste, pois esse tipo de companhia pode causar muito mal com o passar do tempo.

Aproveite a própria companhia

Passar um tempo com as pessoas de quem você gosta é bom, mas passar um tempo sozinho também é excelente — afinal, você também gosta de você mesmo, certo? Aprender a se relacionar bem com suas próprias características é fundamental para manter a autoestima e a disposição diante das mais difíceis situações da vida.

Tire um tempo para você mesmo, para se descobrir e ficar sozinho com seus planos e pensamentos. Isso contribui muito para o autoconhecimento, essencial tanto para sua vida pessoal como para a sua carreira profissional.

Organize seu tempo

Se você é daquelas pessoas que acredita que o tempo está passando rápido demais e não está conseguindo fazer tudo o que gostaria, talvez seja necessário rever como você gerencia o seu tempo. Caso seja preciso, conte com a ajuda de uma agenda ou de aplicativos para lhe ajudar nessa tarefa.

Além disso, o problema pode estar na procrastinação. Quanto tempo você passa fazendo coisas que não contribuem nem para o seu bem-estar pessoal e nem para a sua carreira? Preste atenção a isso.

Outro problema das pessoas que não conseguem administrar bem o tempo entre trabalho e vida pessoal é a incapacidade de posicionar as atividades na rotina. Isso acontece quando queremos fazer alguma coisa mas não nos programamos de verdade para fazê-la, ficando reféns de frases como “um dia eu faço isso” ou “vejo aquilo quando tiver tempo”. Deixe de lado esses termos e realmente defina uma data e horário para seus afazeres.

Cuide da sua saúde

Bem-estar, como sabemos, está diretamente relacionado à saúde. E não é só a saúde física que conta, não: a condição mental e a emocional são igualmente essenciais.

Para cuidar da sua saúde, procure cultivar bons hábitos, como o de se alimentar saudavelmente, praticar atividades físicas regularmente e procurar um médico não só quando perceber algo de errado, mas para garantir que está tudo bem com você. Comece a adotar esses hábitos e você perceberá uma grande melhora em sua vida.

Além disso, cuide da sua saúde mental e emocional fazendo coisas que lhe fazem bem, cuidando de você, de sua autoestima e estando perto de quem você gosta.

E você, o que faz para manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Gostou das nossas dicas? Então aproveite para assinar nossa newsletter e conferir sempre conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *