Atividades Para Comemorar o Dia das Crianças em Família

O Dia das Crianças já está chegando! Que tal aproveitar para fazer um passeio em família? Para comemorar Dia das Crianças em família, selecionamos alguns passeios para fazer com os pequenos em algumas capitais brasileiras. Lembre-se: experiências de qualidade são muito melhores que presentes!

SÃO PAULO

Casa de Pedra

A Casa de Pedra é o maior ginásio de escalada da América do Sul. Localizado na capital paulista, ele conta com paredes de até 14 metros de altura e oferece cursos de escalada completos e também programação para apenas um dia. A escalada é um esporte para praticar em dupla, tornando-o ideal para atividades com pais e filhos. Pode ser frequentado por crianças a partir de 7 anos. No local também há aulas de slackline, tecido acrobática, entre outros esportes.

É possível agendar festas de aniversário no local e garantir a diversão de todos com uma comemoração memorável. A Casa de Pedra funciona todos os dias, nos finais de semana a abertura é as 14h.

Sabina – Escola Parque do Conhecimento

O Sabina – Escola Parque do Conhecimento, está localizado em Santo André, na região metropolitana de São Paulo. Trata-se de um laboratório experimental interativo, com várias experiências práticas de física que aguçam a curiosidade infantil, dinossauros realistas, entre outras atrações. O planetário Núcleo de Observação do Céu do Sabina é voltado para crianças acima de 5 anos, mas também encantam os adultos. Algumas sessões são mais lúdicas, contando histórias, e outras exploram os mistérios de estrelas, planetas e constelações, ensinando de maneira criativa. Ele conta com um telescópio apropriado para a observação do Sol, além de outros dois telescópios e 20 binóculos.

O Sabina abriga também um pinguinário, que simula o habitat natural do Pinguins-de-Magalhães, espécie que vive na Patagônia. É possível observar os animais de pertinho e aprender um pouco sobre eles, agregando conhecimento ao Dia das Crianças em família. O local funciona em sábados, domingos e feriados e tem estacionamento gratuito. As sessões do planetário acontecem ás 11h e às 15h.

RIO DE JANEIRO

Trilha Morro da Urca

Para um passeio de imersão na natureza, uma ótima opção é a Trilha Morro da Urca. A trilha é bastante inclinada, por isso, diversas partes do percurso contam com escada de madeira. Não á considerado um trajeto difícil, pode ser completado em cerca de 40 minutos e por pessoas de todas as idades, desde que respeitem seus limites físicos. A trilha conta com sinalização, que indica em qual parte da trilha você está e não permite que você se perca. No final, você chegará na 2ª estação do bondinho e pode optar descer nele, subir pelo bondinho até o topo ou descer pela própria trilha. A descida a pé pode ser realizada em apenas 20 minutos.

É importante levar garrafas de água, usar calçados confortáveis e não realizar a trilha após dias chuvosos. O percurso pode ser realizado por crianças de todas as idades e o mais indicado é que seja realizado no período da manhã, quando o sol ainda não está muito forte. O acesso à trilha é aberto diariamente às 8h30 e fechado às 18h.

AquaRio

O maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio conta com 8 mil animais de mais 350 espécies. A instituição desenvolve pesquisas científicas na área, com objetivos de conhecimento e preservação ambiental. Impressionantes recintos permitem a admiração do ambiente marinho simulado, com peixes e invertebrados. Com o Dormindo no Aquário, as crianças são convidadas a passar uma noite “embaixo d’água”. No tanque de toques, é possível tocar tubarões, raias e vários outros animais marinhos. Além disso, o aquário abriga também o Museu do Surf e o Museu de Ciência.O AquaRio está aberto todos os dias da semana, entre 10h e 18h e os ingressos podem ser adquiridos online.

 

BELO HORIZONTE

Vale Verde Parque Ecológico

O Vale Verde Parque Ecológico é uma opção para o Dia das Crianças em família ótima para quem tem filhos de idades diferentes. Localizado em Betim, na região metropolitana, ele é um programa para o dia todo. Além de opções de diversão para todas as idades – crianças e adultos – conta também com um restaurante, lanchonetes, criatório de aves e um pequeno zoológico. Nos esportes radicais, o destaque vai para a tirolesa, que tem 230 metros de extensão e é operada por profissionais de forma segura. A tirolesa, assim como o Water Ball – uma bolha transparente dentro da qual você pode andar sobre a água, e o Bungee Trampolim – cama elástica na qual se alcança até 7 metros de altura, pode ser utilizada por pessoas com no mínimo 3 anos de idade. No setor de arvorismo do parque, é exigida a altura mínima de 1,40 m para o participante. O percurso entre as árvores tem 6 estações e 90 metros lineares. Já o Arco Flecha pode ser praticado por crianças a partir de 6 anos, com a ajuda de um instrutor. O parque está aberto de terça-feira até domingo, mas atrações de aventura funcionam somente em sábados, domingos e feriados.

BRASÍLIA

Planetário de Brasília

Funcionando como um centro científico e de entretenimento, o Planetário de Brasília foi reinaugurado no fim de 2013, após alguns anos fechado para reforma. Foram adquiradas novas poltronas e um projetor digital de alta qualidade, que exibe imagens 3D. Observando a cúpula de 12,5 metros de diâmetro, os visitantes viajam pela galáxia, descobrem segredos nas estrelas e aprendem sobre a as constelações e planetas. Cada sessão é destinada a uma faixa etária diferente, a partir de 4 anos de idade. O planetário está aberto de terça a domingo, saiba aqui os horários de sessões abertas ao público.

Trilha de Mountain Bike

Em 2017, foi inaugurada em Brasília a maior trilha de Mountain Bike do país, que pode render muitas memórias em um Dia das Crianças em família. Localizada dentro da Floresta Nacional de Brasília, a trilha tem 44 km, mas é possível fazer percursos bem menores, de 5 até 30 km de extensão. No futuro, o local será palco de competições de mountain bike amadoras e profissionais. A prática do Mountain Bike em família, assim como de outros esportes, pode se tornar um hábito e contribuir muito para aproximação entre irmãos e entre pais e filhos. Não se esqueça de usar todos os equipamentos de segurança e levar um kit com itens de cuidados médicos, para o caso de quedas nas trilhas. Como em todas as atividades radicais, é necessário estar atento e respeitar os limites de cada criança. A trilha está aberta todos os dias de 8h às 18h, assim como a Floresta Nacional de Brasília.

PORTO ALEGRE

Parque Ronco do Bugio

Na região sul de Porto Alegre, está o Parque Ronco do Bugio, um passeio para entrar em contato com a natureza, mas que também pode ter um pouco de adrenalina. Localizado no Morro da Extrema, o Ronco do Bugio conta com trilhas, ideais para quem quer iniciar na prática de hiking e de escotismo. O trajeto de tirolesa tem 300 metros de extensão a 30 metros de altura. Já o arvorismo tem seu percurso em meio a copas de eucaliptos, com opções de trajeto em vários níveis de dificuldade e uma pequena tirolesa no final, com 40 metros de comprimento. No local também é possível praticar mountain bike. Para praticar qualquer atividade, é necessário ter pelo menos 3 anos de idade completos.

FLORIANÓPOLIS

Projeto Tamar

Projeto Tamar

Desde 2005, a base do Projeto Tamar em Barra da Lagoa tem trabalhado na educação ambiental de visitantes e de moradores de Floripa. Para um Dia das Crianças em família, é uma boa combinação de diversão e aprendizado, além de conscientizar as crianças sobre a preservação da natureza. Todos os dias são realizadas visitas guiadas, que duram cerca de uma hora. A visita inclui um museu, onde as crianças poderão conhecer o papel do Tamar na preservação ambiental e aprender um pouco sobre as tartarugas, cinco tanques de observação de diferentes espécies desse animal, além da sala de vídeos e da loja. Nos sábados e domingos às 13h45, são distribuídas 50 senhas para ajudar na alimentação dos animais. As crianças que conseguirem a senha recebem um pedaço de peixe, que dão de comida para as tartarugas. Essa atividade é concorrida, por isso é bom chegar um pouco mais cedo. Já os dias e horários de soltura de tartarugas são informadas na página do Projeto Tamar no Facebook.

Ciclismo no Pântano do Sul

Ciclismo no Pântano do Sul

Moradores de Florianópolis já sabem que o que não falta na cidade são belas paisagens naturais. Em partes mais afastadas do centro da ilha, ainda é possível encontrar locais menos explorados e conhecer um lado pouco visitado da capital catarinense. Nossa dica é iniciar um passeio na ciclovia da praia Pântano do Sul. O percurso passa por locais onde vivem pessoas simples, com criações de animais ao longo da estradinha. Você vai passar pela Comunidade Costa de Dentro e pela Comunidade do Sertão, local onde a trilha começa a ficar íngreme. Com a ajuda de um guia, é possível chegar até a Cachoeira do Rio Peri. A água é limpa, perfeita para se refrescar antes de voltar para a bike. Por fim, você pode seguir em direção à Lagoa do Peri. Aproveite para fazer um piquenique e tomar um banho de água doce.

CURITIBA

Parque Iguaçu e Zoológico

O Parque Iguaçu é o maior parque urbano Brasil e é considerado um santuário ecológico. Os bosques preservam a vegetação nativa da região, que é riquíssima, especialmente devido à proximidade com o Rio Iguaçu que corta o Parque e é um dos mais importantes do estado. Há locais para a prática de esportes, como futebol e beisebol, uma trilha ecológica e espaços para piquenique. O Zoológico Municipal de Curitiba fica dentro do Parque Iguaçu e é o lar de animais de várias partes do mundo, contabilizando cerca de 1400 animais. Desde os animais mais procurados, como o leão, as girafas, as zebras e os chimpanzés, até espécies mais incomuns, como as lontras e lhamas. Dentro do parque há também um setor náutico, especializado em esportes não poluentes, como vela, canoagem e remo. Ele já sediou competições internacionais, contando com espaço para espectadores, raias e torre de cronometragem.

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba encanta curitibanos e turistas com sua imponente estufa de vidro. É um dos pontos mais visitados da cidade e contém inúmeras espécies vegetais da Mata Atlântica. O Jardim está inserido na cidade, mas é um local de silencio e tranquilidade. No Jardim das Sensações, o visitante entra em um túnel e pode tocar as plantas e sentir o perfume das flores. A atração está aberta todos os dias a partir das 6h. No verão, o horário de fechamento é às 20h, e no inverno às 19h30.

RECIFE

Engenho Aparauá Ecoaventura

Aparauá
A cerca de 60km de Recife, está o Engenho Aparauá Ecoaventura, é um passeio perfeito para um Dia das Crianças em família, na tarde de sábado ou de domingo. São várias trilhas para percorrer, com percursos que variam entre 1344 metros e 4500 metros, com a maior delas tendo a duração de 4 horas. Também há trilhas para percorrer de bicicleta, variando entre 3 horas e 5 horas de duração. Os visitantes devem levar roupa de banho, pois é possível nadar nas piscinas naturais e fazer passeios de barco e remo. Há espaço para a prática de esportes e também são organizadas atividades no Espaço da Criança, como corrida de saco e perna de pau, por exemplo. O parque abriga 6 nascentes de água e proporciona uma conexão única com a natureza, as nascentes se juntam formando um açude e uma queda d’´água.

SALVADOR

Parque Metropolitano de Pituaçu

Parque Metropolitano de Pituaçu
O Parque Metropolitano de Pituaçu é a maior reserva ecológica de Salvador. Ele está próximo da orla marítima e recebe milhares de visitantes nos finais de semana. A ciclovia do parque tem 18 km e fica, em quase toda a sua extensão, nas margens da Lagoa de Pituaçu. Há pistas de patinação e skate e píer para pedalinho na lagoa. O horário de fechamento do parque é às 18h, mas uma vez ao mês são realizados passeios ciclísticos noturnos no local. O evento Pedal na Lua é ideal para um Dia das Crianças em família, é aberto ao público e acontece sempre nos sábados anteriores a aparição da lua cheia.

Surf e Stand Up Paddle

Para passar o Dia das Crianças em família com atividades que tragam união e cumplicidade entre pai/mãe e filhos, uma aula de surf ou stand up paddle é uma ótima opção. Estes esportes desenvolvem equilíbrio e coordenação motora, trabalham todos os grupos musculares do corpo e a capacidade pulmonar. Por se tratar de uma prática que coloca a criança em contato direto com a natureza, ainda estimula a preocupação com o meio-ambiente. Há varias escolas de surf e stand up paddle em Salvador, escolha uma com profissionais que já tenham experiência com crianças.

Agora que você já conhece alguns desses fantásticos lugares para viajar em busca de aventura no Brasil, que tal dar uma olhada também em alguns lugares que vão deixar você bem conectado à natureza?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *