Natureza, História e Cultura: os Melhores Destinos de Inverno no Brasil

Diamantina

O Brasil é mundialmente conhecido por suas praias e altas temperaturas no verão, mas nem só de sol e calor vive o turismo brasileiro. Alguns destinos de inverno no Brasil são ótimas opções para quem quer escapar das grandes cidades durante o período mais frio do ano. Minas Gerais é um desses locais. De norte a sul do estado, roteiros cheios de natureza, história e cultura atraem famílias, casais apaixonados e viajantes solitários. Isso sem falar no simpático povo mineiro e na estupenda culinária local. Gostou da ideia? Confira, então, 3 destinos em Minas Gerais para visitar no inverno e prepare-se para curtir o frio em grande estilo!

1. Diamantina

Diamantina
Localizada do norte de Minas, Diamantina integra a Estrada Real e tem seu passado ligado à extração de pedras preciosas. No Centro Histórico, está concentrada a maior parte das construções de estilo colonial, com destaque para o Mercado Velho e o formoso prédio do Fórum da cidade.

Outra atração é o Festival de Inverno de Diamantina, que conta com apresentações artísticas e culturais da localidade e de outras regiões do Brasil, além de oficinas de artes e gastronomia.

A 52 quilômetros de Diamantina, fica a cidade de Milho Verde, destino ideal para quem busca natureza e tranquilidade. Cercada pelas montanhas da Serra do Espinhaço, suas paisagens, formatadas por vales e serras exuberantes, fazem da localidade um dos mais belos cartões postais de Minas Gerais.

Aproveite os cenários encantadores e tire muitas fotos para aprimorar suas habilidades em fotografia!

2. Ouro Preto e Mariana

Ouro Preto
Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Ouro Preto abriga, em suas famosas ladeiras, grandes tesouros arquitetônicos. As igrejas de São Francisco de Assis e São Francisco de Paula são paradas obrigatórias, assim como o Teatro Municipal e o Museu Casa dos Contos.

Distante 13 quilômetros de Ouro Preto, em um trajeto que pode ser feito na histórica Maria Fumaça, Mariana conta também com museus e igrejas encantadores. A dica, na cidade, é visitar a Mina da Passagem e conhecer um pouco mais sobre o ciclo do ouro no estado mineiro.

Quem decidir passar pelas duas cidades da região central de Minas Gerais no inverno pode conferir também o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Com 50 anos de história, o evento valoriza produções e manifestações culturais, promovendo o contato da sociedade com a arte e os espaços públicos.

Aproveite a oportunidade e conheça também Lavras Novas. As casas coloridas, os esportes radicais, os mirantes com vistas inesquecíveis e o Festival de Gastronomia são apenas algumas das várias razões para visitar o charmoso distrito, situado a cerca de 25 quilômetros de Ouro Preto.

Um roteiro completo, não é mesmo? Faça sua malas e tenha um inverno inesquecível!

3. Tiradentes e São João del-Rei

Tiradentes
Visitar Tiradentes é como voltar ao passado. Suas ruas formam um museu a céu aberto, repleto de história. Conheça os restaurantes do centro e o Chafariz São José e percorra a Rota das Igrejas, que termina com uma visita ao Santuário da Santíssima Trindade.

Saindo de Tiradentes, uma agradável viagem de trem, por 20 quilômetros, levará você a São João del-Rei. A Igreja de São Francisco de Assis, a Rua das Casas Tortas e a Serra do Lenheiro são atrações indispensáveis. Explore sabores e confira o rico artesanato da região no Mercado Municipal.

As duas cidades apresentam, ainda, extensa programação de festivais de música, cinema, literatura, fotografia e, como não poderia deixar de ser, gastronomia.

São João Del Rei
A apenas uma hora de Tiradentes e São João del-Rei, também no sul de Minas, está a cidade de Carrancas, um paraíso para os amantes do ecoturismo, com suas trilhas, grutas, serras e nascentes. Não deixe de conhecer!

Viajar por Minas Gerais é experimentar sensações variadas. As cidades históricas, a cultura riquíssima e a natureza exuberante fazem do estado um dos excelentes destinos de inverno no Brasil. Viajantes de todos os perfis encontram, na Terra das Alterosas, o ambiente perfeito para recarregar as energias e voltar com tudo para as atividades do dia a dia.

Ficou interessado? Agora é só planejar a viagem e cair na estrada!

O que achou das nossas dicas? Conhece algum desses lugares? Deixe seu comentário e contribua com a nossa comunidade de viajantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *