Coworking no Brasil: conheça esta tendência que não para de crescer

Vivemos em um cenário de mudanças exponenciais. As empresas e os consumidores estão se reinventando. No mesmo ritmo, o escritório tradicional vem perdendo força para novas experiências de trabalho. Nesse contexto, surge o coworking, um ecossistema eminentemente ligado à economia colaborativa.

Coworking é uma nova maneira de pensar o espaço de trabalho. Cada vez mais comum no Brasil, aparece como uma ótima alternativa para dividir despesas, como energia elétrica, telefone, aluguel, limpeza, dentre outras, e ainda assegurar benefícios, como o aumento do networking e o compartilhamento de ideias. Além disso, também garante mais flexibilidade, por exemplo, para o coworker fazer viagens.

A lógica do coworking é compartilhar absolutamente tudo que envolve o ambiente, incluindo equipe de secretaria, impressoras, cafés e serviços terceirizados, como os de delivery. Com relação ao pagamento, tudo depende do pacote acertado. Pode ser uma contratação por hora, dia, semana, mês ou ano.

Agora que já conhece a estrutura, veja a lista de vantagens de trabalhar em um coworking no Brasil que preparamos para você. Confira!

1. Aumento do networking

Este é, provavelmente, o maior diferencial de se trabalhar em um coworking. Nos ambientes compartilhados, você vai conviver com outros profissionais, que, naturalmente, passam a ser potenciais parceiros. É uma grande oportunidade para acessar talentos, gerar ideias e construir novos negócios.

Muitos coworkings, inclusive, promovem eventos com o objetivo de potencializar a aproximação e a interação entre os profissionais que frequentam o espaço. Além disso, vale sempre lembrar que uma rede de bons contatos é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

2. Redução de custos operacionais

Sabe aqueles custos fixos da empresa de que você não tem como fugir? No coworking, esses investimentos são reduzidos de maneira substancial. Ao optar por essa forma de trabalho, você economiza e alavanca suas vendas, pois se despreocupa com as questões operacionais e passa a focar nas estratégias que efetivamente importam para o seu negócio. Com mais recursos à disposição, assegura-se mais flexibilidade para uma série de necessidades e desejos, como uma viagem longa de negócios ou passeio.

3. Compartilhamento de ideias com diversas pessoas

Estar inserido em um coworking é sinônimo de se envolver em um ambiente altamente criativo, onde você compartilha e recebe conhecimento e ideias. É possível, por exemplo, pedir uma opinião ou tirar uma dúvida com um especialista de um assunto que você não domina. A questão é que pouco importa a sua necessidade. O que vale mesmo é estar em um espaço em que valores como a empatia e a reciprocidade são efetivamente praticados. Assim, você torna seu trabalho mais rico e ainda ajuda um colega.

4. Investimento inicial inexistente

Por meio do coworking, você já encontra uma estrutura completamente pronta para ser utilizada. É necessário apenas pagar uma mensalidade. Consequentemente, você não precisa desembolsar uma quantia considerável para comprar móveis e outros equipamentos para o escritório funcionar de maneira adequada. Isso traz mais flexibilidade para encontrar clientes e focar nas estratégias realmente necessárias para o negócio crescer.

5. Mais produtividade e equilíbrio pessoal e profissional

O coworking se transformou em uma ótima alternativa ao home office. Em casa, sempre há distrações e o grande risco de a vida pessoal atrapalhar a profissional, o que pode comprometer a sua produtividade. Mas, em um espaço de trabalho compartilhado, há um ambiente exclusivamente preparado para você trabalhar. Isso traz mais foco e rendimento, além de ajudar no equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Você curtiu este post sobre coworking no Brasil e quer saber mais sobre o tema? Então, assine a nossa newsletter e receba valiosas atualizações sobre o assunto em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e confira as novidades!
Cadastrar