4 melhores lugares para saltar de paraquedas no sudeste

4 melhores lugares para saltar de paraquedas no sudeste

Sensação de voar, de liberdade, paz e muita, mas muita adrenalina. Entre um suspiro e outro, essas costumam ser as emoções descritas por quem experimenta saltar de paraquedas.

Com o crescimento na procura e diversos cenários propícios para a prática de ecoturismo no país, o esporte deixou de ser considerado uma atividade de difícil acesso e tem se tornado cada dia mais democrático.

E você? Está pensando em saltar de paraquedas? Então confira neste artigo detalhes sobre onde pular e quais pontos devem ser analisados antes de fechar com uma empresa.

Confira se a empresa é credenciada

No Brasil, a Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq) é a entidade que regulamenta a prática do esporte em todo o território. Portanto, a primeira questão a ser avaliada é se a empresa e seus instrutores são credenciados ao órgão.

Uma escola credenciada segue o programa de ensino estabelecido (nos métodos ASL ou AFF) e, portanto, oferece uma aula teórica com o tempo e a qualidade exigidos pela Confederação. Tempo de teoria menor que o recomendado pode significar menor qualidade e falta de informações essenciais à prática.

Cheque a qualidade da empresa

É essencial conferir a qualidade do serviço ofertado, seja no atendimento, nos currículos dos instrutores, na metodologia de ensino e, claro, nos equipamentos. Equipamentos velhos e com falta de manutenção podem oferecer um risco óbvio e bastante grave.

Como já mencionado, é importante que os instrutores sejam credenciados, pois significa que seguirão o recomendado pela CBPq, tanto na teoria quanto na prática. Escolas credenciadas são mais seguras, pois contam com a qualidade exigida pela Confederação. Portanto, escolha sempre aquela com as melhores recomendações.

Escolha onde saltar

Como estamos em um país com extensão continental, existem diversos lugares imperdíveis para conhecer e, é claro, saltar de paraquedas. A região Sudeste, particularmente, é bastante favorável ao esporte, e alguns lugares se sobressaem — seja pela beleza ou pela qualidade do serviço prestado.

1. Boituva – SP

Localizada no interior de São Paulo, Boituva é considerada referência nacional e internacional na área. Abrigando o Centro Nacional de Paraquedismo, a cidade registrou mais de 70 mil saltos duplos no ano passado. Também é o lugar de treinos escolhido por Humberto Siqueira Nogueira e pela equipe de paraquedismo Flying Around.

Existem cerca de 16 escolas de paraquedismo na região, além de uma infraestrutura desenvolvida que conta com restaurantes, lojas, parques e disponibilidade de voo todos os dias.

2. Resende – RJ

Destino procurado por quem curte turismo de aventura. A região conta com o Parque Nacional do Itatiaia, onde se localiza o Pico das Agulhas Negras — um dos pontos mais altos do país.

Resende é um lugar com boa receptividade e natureza farta e exuberante. A região também conta com condições geoclimáticas favoráveis ao esporte, com altitudes que variam entre 407 a 1.791 metros. Além disso, tem a maior área de paraquedismo da América Latina, sendo uma das maiores do mundo.

3. Serra da Moeda – MG

Região conhecida pela prática de voo livre e procurada por turistas de todo o mundo, a Serra da Moeda também oferece espaço para saltar de paraquedas. Com boa infraestrutura, o local conhecido como Topo do Mundo oferece restaurantes e espaços para lazer tanto para quem vai saltar quanto para os curiosos de plantão.

Com sorte, e com clima seco, é possível ver do alto até mesmo o Pico do Itacolomi, que fica em Ouro Preto, a 90 km de distância. Também a capital Belo Horizonte pode ser admirada nas alturas.

4. Rio de Janeiro – RJ

Como não podia deixar de ser, a Cidade Maravilhosa também oferece boa estrutura e vistas espetaculares. Com diversos pontos turísticos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Estádio do Maracanã e as praias do Leblon, Ipanema e Copacabana, a cidade ganha um charme a mais com todos esses pontos vistos do alto. Lugar perfeito para se encantar!

Preparado para se emocionar? Já curtiu a experiência de saltar de paraquedas e deseja repetir? Comece a planejar sua viagem e compartilhe estas informações com seus amigos e família nas redes sociais!

Foto de destaque por fabio maciel em Visual hunt / CC BY-NC-SA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *