Conheça os tipos de câmeras fotográficas ideais para cada viagem

Viajar é sempre uma delícia, concorda? Poder eternizar os momentos vividos durante a estadia em um lugar fantástico faz parte da experiência. Mas existem no mercado tantos tipos de câmeras fotográficas que você pode ficar na dúvida sobre qual escolher para seu passeio.

Por se tratarem de momentos únicos (na maior parte das vezes ao lado de pessoas queridas), nem sempre dá para confiar somente no celular. Ocasiões como essas exigem fotos mais elaboradas. Daí a importância de contar com a ajuda de uma boa câmera.

Entendemos que as melhores lembranças são mantidas na memória, mas por que se privar da oportunidade de revê-las sempre que possível e ainda mostrá-las às pessoas importantes para você? E isso só é possível por meio das fotos.

Normalmente, o modelo ideal varia de acordo com o tipo de viagem, o lugar e o seu propósito com as fotos. Pensando em ajudá-lo, listamos abaixo 7 dos principais tipos de câmeras fotográficas e suas características básicas. Confira para não errar na escolha!

1. Câmeras Compactas

Geralmente são práticas e automáticas. Também são chamadas de point-and-shoot, que significa que é só apontar e clicar, já que as configurações são definidas automaticamente.

Contam com alta resolução, modelos à prova d’água e ainda estão disponíveis na versão super compacta, de tamanho ainda mais reduzido — o que torna mais fácil levá-las consigo de forma discreta e segura.

Ainda existem as “compactas avançadas”, que contam com mais recursos, capazes de capturar vídeos full HD progressivos e apresentar bons resultados mesmo em lugares mal iluminados.

2. GoPro

Trata-se de uma variável dos modelos chamados “câmera de ação”. Apresentam bom desempenho para capturar imagens em movimento e são capazes de fotografar debaixo d’água.

Também são pequenas e fáceis de carregar e a qualidade da imagem que produzem é algo impressionante. Por todas essas características, são as máquinas ideais para eternizar movimentos e esportes. Já imaginou anexá-la à sua prancha de surf ou ao seu capacete enquanto faz manobras em uma motocicleta? Pois bem: seu tamanho e qualidade permitem tudo isso!

Embora não seja tão fácil manuseá-la (algumas pessoas se sentem frustradas ao adquiri-la e encontrar dificuldades para operá-la), uma boa leitura do manual fará com que você comece a ganhar intimidade com essa incrível câmera. Você não vai querer mais largá-la.

3. Drones

Se turismo de aventura é o seu forte, essa é a sua câmera ideal. Hoje em dia, o modelo vem se tornando mais popular, mais barato e mais fácil de levar consigo. Não é o máximo?

Apesar de ser uma espécie de avião que pode ser pilotado remotamente, a única função desses aparelhos é captar imagens. Imagine todo o aparato que precisaríamos para sobrevoar uma bela área natural e registrar as imagens em câmera?

Isso sem contar que, para que as paisagens naturais pudessem ser vistas de forma mais nítida e não através dos vidros da aeronave, teríamos que estar do lado de fora do avião, o que seria praticamente impossível.

Foi então que surgiu o drone, como uma forma de filmar sem que seja necessário estar posicionado acima das paisagens: basta enviá-lo ao local e controlar sua localização a distância.

4. Superzoom

Como o próprio nome já diz, com ela é possível captar detalhes de imagens como se elas estivessem mais próximas. A velocidade, sensibilidade e abertura são ajustadas manualmente.

Uma das limitações da máquina é que suas lentes são fixas. Caso queira imagens de modo diferente, será necessário usar adaptadores. Por outro lado, há modelos que permitem ótimas imagens, mesmo sem a utilização do flash.

5. Mirrorless

São câmeras literalmente “sem espelho”, pois não contam com o espelho que transmite a imagem para o viewfinder. A desvantagem é que não é possível ver exatamente o que a lente está captando. Mas será que esse visor se faz realmente necessário?

A ausência dessa peça torna a máquina mais fácil de manusear e representa um componente a menos para ficar sujeito a defeito. Esse modelo mais simples também permite que o corpo da câmera seja mais fino.

6. DSLR

É o modelo ideal para quem quer começar a se aventurar no mundo da fotografia manual. Apesar disso, possui excelente desempenho para filmagens e imagens e pode ser encontrada a preços bem acessíveis.

Normalmente são digitais e permitem ao usuário visualizar exatamente a imagem enxergada pela câmera. Costumam ser maiores que as mirrorless.

7. Câmeras especiais

Existem ainda câmeras desenvolvidas para registrar momentos, ambientes e atividades específicas. É o caso das câmeras de ação, que trabalham com velocidades mais rápidas, possibilitando a captura de imagens com mais precisão, mesmo quando há movimento. São excelentes para fotografar a prática de esportes radicais, por exemplo.

Há ainda as câmeras 3D, que contam com duas lentes para capturar a imagem, assemelhando-se à visão humana. Entretanto, o efeito 3D só pode ser visualizado em um monitor e com o uso de óculos especiais para isso.

As câmeras multifoco são capazes de captar uma mesma imagem com diversos focos diferentes, permitindo que o usuário escolha o detalhe que será colocado em evidência em cada foto.

Há ainda os modelos à prova d’água e os específicos para fotografar dentro da água, ideais para registras as imagens vistas durante um mergulho, por exemplo.

Diante disso, é preciso levar em conta que o tipo de câmera ideal para você dependerá de uma série de fatores, entre os quais se destacam o seu perfil e o seu estilo de vida. O peso, o tamanho, a autonomia e os sistemas de ajuste são itens que não podem ser deixados de lado.

Nem sempre o modelo mais bonito (ou o mais caro) é o que vai atendê-lo melhor. É essa sensibilidade que devemos ter sempre na hora de escolher uma câmera. Os recursos devem ter um peso muito maior do que a aparência ou a marca.

Esperamos que esse post tenha lhe ajudado a entender as principais diferenças entre os tipos de câmeras fotográficas disponíveis no mercado. E que, assim, você possa escolher a sua com mais propriedade e entendimento. Agora que você aprendeu a escolher sua máquina, que tal conferir nossas dicas para tirar fotografias como um profissional?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e confira as novidades!
Cadastrar