5 opções para fazer turismo cultural no Brasil

5 opções para fazer turismo cultural no Brasil

Não é surpresa para ninguém a riqueza de culturas que existe no Brasil: país extenso e colonizado por vários estrangeiros. Cada um dos Estados apresenta suas características e conta histórias diferentes e encantadoras. Por esse motivo, opções de turismo cultural não faltam por aqui!

Viajar é sempre bom, mas poder descansar e conhecer mais sobre cada região é ainda melhor. Pensando nisso, neste post, separamos 5 destinos no Brasil para você conhecer e se aprofundar na história e cultura que cada um deles tem para oferecer. Confira!

1. Tiradentes — MG

Sendo esta uma das várias cidades históricas localizadas no estado de Minas Gerais, Tiradentes se destaca por sua variedade de festivais artísticos e culturais ao longo de todo o ano, como a Mostra de Cinema, o Festival de Cultura e Gastronomia e o Bikefest. Por ter sido o local da Inconfidência Mineira e por ainda conservar o visual e o clima de vilarejo colonial, é considerada patrimônio público da humanidade.

Se a comida mineira já é famosa em todo o país, imagine saboreá-la com uma vista dessas? Certamente, essa é uma viagem que deve estar em sua lista!

2. Porto Velho — RO

Porto Velho se localiza no norte do Brasil, e com isso carrega muitos traços da cultura indígena. No entanto, essa é, também, uma região bastante rica em eventos religiosos. Este é o caso de Porto Velho, onde se localiza Jerusalém da Amazônia — a segunda maior cidade cenográfica do mundo —, palco de encenação de um dos grandes eventos culturais da região: a Paixão de Cristo, durante a Semana Santa.

A cidade conta com vários museus para quem gosta de história e arte e, para os mais aventureiros, paisagens e passeios ecológicos é o que não falta!

3. São Raimundo Nonato — PI

Falando em história e meio ambiente, destaca-se essa cidade localizada na região Nordeste do país, que abriga sítios arqueológicos e paleontológicos pré-históricos: ou seja, verdadeiros museus a céu aberto, um prato cheio para o turismo cultural. Tão encantadores quanto esses cenários são o artesanato e a gastronomia local.

A cidade marca a entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio mundial da Unesco — por ser a área de maior concentração de sítios pré-históricos da América. Incrível, não é mesmo?

4. Pirenópolis — GO

Localizando-se no centro do Brasil, essa região traz características de todos os cantos do país: paisagens naturais cheias de cachoeiras, parques e reservas; chácaras e áreas rurais; museus e teatros; igrejas e eventos religiosos etc. É nesse cenário que ocorre a Festa do Divino Espírito Santo, na qual uma das atrações é uma apresentação teatral ao ar livre, representando uma batalha medieval entre cristãos e mouros.

Essa é uma região cheia de cultura própria, o que envolve culinária, música, danças e artesanato. Vale a pena conferir!

5. Blumenau — SC

Localizada na região do Vale do Itajaí, Blumenau é conhecida por sediar a famosa Oktoberfest — festa de origem alemã, também chamada de “festa da cerveja”. Mas não é só isso que atrai os turistas à cidade: ela também conta com parques, museus e centros culturais e históricos que mantêm as tradições europeias trazidas pelos imigrantes ao Brasil.

É um ótimo local para quem deseja se maravilhar com uma arquitetura diferenciada — seja em prédios ou parques, além de contar com espaços naturais igualmente bonitos!

Ao escolher se aventurar por essas — e outras — regiões, é possível se beneficiar com muito mais do que o prazer de conhecer novos ambientes. O turismo cultural proporciona um conhecimento mais amplo dos costumes e da história de uma cidade, estado ou país, mantendo e reafirmando sua identidade e agregando informações ao repertório de experiência dos viajantes — e isso só para citar algumas das várias vantagens dessa prática!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais para inspirar seus amigos e familiares — e, quem sabe, juntar a turma para vocês planejarem a próxima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *